sexta-feira, 19 de maio de 2017

Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.
Em fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas,
Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.
Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.
Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.
Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas, molhos e atum.
Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.
Muito utilizado em receitas da culinária mediterrânea, principalmente, na França, o tomilhoé uma erva aromática indispensável no preparo do bouquet garni tradicional e uma das ervas da Provença (“herbes de Provence”, em francês). Possui aroma e sabor que lembram o orégano, porém mais delicados.
É o ingrediente que dá um toque sofisticado a carnes vermelhas, podendo ser utilizado para temperar a própria carne ou o molho que a acompanha. Uma carne grelhada, por exemplo, pode ser pincelada com azeite e folhinhas de tomilho. No caso dos molhos, uma combinação é certeira: vinho tinto e tomilho. Em ambos os casos, ele pode ser utilizado fresco ou seco, lembrando que o tomilho fresco é sempre mais aromático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário