quarta-feira, 17 de maio de 2017

Para ser um chef, temos que ser um líder antes de tudo.


A vida não anda fácil principalmente para quem é chef de cozinha e para aquele que deseja ser chef de cozinha. E por que não anda fácil? simples, vejo muitos jovens querendo a grandeza da cozinha mas antes de saber e ter uma pequena noção de cozinhar pratos para os outros e queimar muita panela, vocês tem que ter uma coisa que poucos tem, o espirito de um líder, um VERDADEIRO líder, para poder contornar todas as situações que seus companheiros de trabalhos possam fazer e prejudicar o nome do chef que esta a frente da cozinha. 
Vamos começar com a definição de líder: O verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender o líder e suas idéias. 
Agora partimos para a definição de chef de cozinha O chefe de cozinha é o profissional responsável por organizar a cozinha de hotéis e restaurantes, elaborar cardápios e supervisionar o trabalho dos cozinheiros em restaurantes, hotéis, hospitais, residências, etc. Quem prepara os pratos são os cozinheiros, os chefes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento. Os cozinheiros são geralmente comandados por um chefe.
Agora junte essas duas definições e agora sim estamos começando a entender a definição de um verdadeiro chef de cozinha, e posso dizer que não é nada fácil. 
Nas palavras populares temos que saber cozinhar praticamente quase tudo e devemos ter jogo, mas muito jogo de cintura. 
A questão da gastronomia aqui no Brasil ser uma provisão bem vista com terceiro grau, cursando uma faculdade é algo muito novo, muito cedo acabando influenciado muito pela mídia, transmitindo seus programas e mitos dos lugares onde um jovem chef de cozinha tem a oportunidade de atuar é meio difícil, por estar lhe dando com uma equipe que não tem estudo, que foi parar ali porque não teve escolha, porque acha milhões de coisas contra você e muito mais. 
Então VOCÊ que quer seguir carreira de cozinheiro e se tornar um chef de cozinha saiba, antes de qualquer coisa você tem que saber ser um VERDADEIRO LÍDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário