quarta-feira, 12 de abril de 2017

Kit para você ser um cozinheiro molecular

 

Cozinha molecular é uma das minhas paixões e um tema não muito abordado e difícil de ser comentado, já que alguns chefs não são a favor e outros renovaram sua cozinha transformando elas em grandes laboratórios de experiencia, procurando explorar uma nova sensação para os seus clientes. Hoje vamos começar a falar dos kits que podemos ter em casa para começar a ir treinando. 

O nome pode até assustar, mas a cozinha molecular nada mais é do que um ramo da ciência dos alimentos, que tem como objetivo analisar os fenômenos e processos químicos que ocorrem durante o preparo.
Para que seja possível observar estes fenômenos, a textura e a forma dos alimentos são modificadas com a ajuda de aditivos químicos naturais.

Se a explicação toda ficou parecendo uma aula de química, não se preocupe. Na prática, a cozinha molecular é bem mais simples. E agora, pode ser testada por qualquer pessoa sem que precise saber técnicas de um chef ou cozinheiro.
A Firebox, uma empresa inglesa, pensou na magia que poderia ser brincar de criar alimentos moleculares e lançou um kit “alquimia”.
O Mini Molecular Gastronomy Kits vem com três diferentes tipos de preparo. Olha só que demais:
Avant-garde Spaghetti Making kit – Utilizando as propriedades do agar-agar (gelatina feita de alga) é possível transformar qualquer líquido em spaghetti.
Flavoured Pearl Making Kit – Converte qualquer líquido em lindas esferas .

Flavoured Foam Making Kit – A mistura de um extrato de soja, transforma líquidos em uma rica espuma.

Lembrou aquele ‘joguinho” que era um laboratório de alquimia dos anos 90, com uns tubinhos coloridos com vários “compostos químicos”, sabe?
Dois mil e dezessete e a gente tendo a oportunidade de voltar a brincar, só que de cozinha molecular : )
Pra quem quiser, o kit está disponível para venda aqui no link.
[Créditos das Imagens: Firebox]

Nenhum comentário:

Postar um comentário