sexta-feira, 7 de abril de 2017

Fotografia editorial

Pode-se dizer que fotografia editorial se encaixa entre o fotojornalismo e a fotografia publicitária. Utilizada em revistas de moda e catálogos para ilustrar uma matéria específica e na maioria das vezes segue um ensaio seqüencial, seja mostrando um produto, uma pessoa ou algo de modo que valorize seus aspectos. Nada mais do que uma produção, através de um briefing, sem muitas edições para atrair o olhar de quem quer que seja.

Diferente da fotografia publicitária onde se segue um layout, em que existem mais limitações, a fotografia editorial dá a oportunidade ao fotógrafo de criar, de mostrar o seu olhar sem grandes preocupações com regras. Fazendo uma comparação quanto à remuneração de cada seguimento, normalmente, a fotografia publicitária é mais valorizada, tendo em vista que revistas ou jornais entendem que ao ser exposto o trabalho com os créditos do fotógrafo e produção na revista/jornal funciona como uma vitrine que pode gerar novos clientes.
A fotografia editorial pode também ser utilizada para transmitir informações, assim como no fotojornalismo, considerando que não existe a obrigação de atualidade.
Comecamos com um briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.
Fotografando primeiro começamos montando a cena: precisamos de elementos, pensando novamente no estilo e compor o cenário de acordo com ele. Um bom enquadramento com variações de quadro que permitam diferentes diagramações da revista. Iluminação: Luz mista (ambiente + flash).
Desdobrando o briefing devemos conversar com o Chef, Entendendo a receita: Quais os passos do preparo? Quanto tempo dura a preparação? Quais os momentos devem ser ilustrados em detalhe?Quais são visualmente interessantes? Como ler imagens de referência.
Acertando detalhes a ser considerados como a linha editorial: qual é o estilo da revista? Referências: é importante ter um repertório, o papel do editor. 
Montando a cena com os elementos devemos pensar novamente no estilo e compor o cenário de acordo com ele, ter um bom enquadramento: particularidade da fotografia de retratos. Lentes e iluminação: Luz mista (ambiente + flash)
Desdobrando o briefing Coisas a se considerar Linha editorial: qual é o estilo do livro? Referências: é importante ter um repertório.
Fotografia tem que contar uma história, com elementos, Enquadramento e Iluminação.
Equipamentos: Câmera Nikon D700 - Lente Micro Nikon 60 mm e 105 mm - Lente 28 mm - 4 tochas de flash Digiflash.

Acessórios:
•Conector de força
•Cabo disparador
•Tripé de câmera
•4 tripés de luz
•Octagon
•Panelas várias / snoot
•Rebatedores
•Colmeias
•Pinças
•Garras
•Papel vegetal rolo
•HD externo

Apetrechos
•Elementos de cenário: talheres, jogos americanos etc.
Este material






Nenhum comentário:

Postar um comentário