quarta-feira, 22 de março de 2017

Aula #13 - Limpeza

E já que o assunto é segurança, por que não falar em limpeza? você deve estar ai pensando como uma coisa esta relacionada a outra. A explicação é simples: o cozinheiro também é responsável pela saúde de quem saboreia o seu prato. E portanto deve entender que a produção culinária deve ser executada em ambiente sadio e limpo.
Água quente, detergente, sabão, limpa fornos e, às vezes, álcool, água sanitária e desinfetante são os produtos usados para dissolver a gordura e eliminar outros resíduos na hora da limpeza.
É claro que esse produtos não resolvem tudo. a limpeza mecânica precisa ainda de escovas (de aço e espuma), vassouras, esfregões, raspadeiras, lixas baldes, esguichos, rodos, panos de limpeza e de prato. tudo isso somado a forca física de auxiliares de cozinha.
Em geral, as cozinhas também são equipadas com trituradores de resíduos, que vem instalados nas tradicionais pias e tanques de lavagem. Maquinas de lavar loucas são comuns, mas elas lavam apenas a sujeira superficial, sendo necessário remover preliminarmente os resíduos e depois verificar a qualidade da lavagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário