segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Superfície de cortes

As opiniões sobre se o melhor é usar tabuas de madeiras ou de plásticos estão divididas, apenas fique longe das de mármores ou pedra, que prejudicam o corte das facas. As mais versáteis são as tabuas de 30 cm x 45 cm. Para limitar a transferência de bactérias de um tipo de alimento para o outro, é bom reservar uma tabua para carnes, aves e frutos do mar e outra para vegetais, frutas e outros usos. 

Tábuas de madeiras
As melhores tabuas de madeiras são as feitas de carvalho, cerejeira e nogueira, madeiras de lei de longa durabilidade. Atualmente, a tabua de bambu, por ser bonita, está se tornando cada vez mais popular. Limpe cuidadosamente as tabuas depois de cada uso e guarde-as longe do calor, que pode causar rachaduras. A cada um ou dois meses, higiene suas tabuas de madeira com uma solução de cloro: 1 litro de água morna e 1 colher (chá) de água sanitária. enxugue bem e deixe secar naturalmente.

Tábuas de plástico
Ao comprar uma tabua de plastico, exija a de polipropileno. Esse material não porosos resiste a penetração de sucos dos alimentos ou sujeiras que poderiam dar origem a contaminação por bactérias. As tabuas de plastico podem ser levadas à lavadoura de louça, de modo que se pode higieniza-las depois de cada uso.

Tábuas de churrasco
São feitas do mesmo tipo de material das tabuas de cortes mas tem um sulco nas bordas para aparar os sucos do assado enquanto eles são cortados. Muitas também apresentam uma depressão em um dos lados para impedir que o assado escorregue enquanto está sendo cortado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário