quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Pedras para amolar

A pedra de amolar, ou pedra de afiar, é uma pedra usada para afiar facas ou outros instrumentos cortantes. Pode ser fabricada com materiais abrasivos ou retirada da natureza.
Tem formatos variados como a redonda e quadrada. No formato redondo é montado num dispositivo conhecido como rebolo. No formato quadrado é usada apoiada sobre uma superfície plana.

Deve-se usar a pedra sempre úmida para facilitar a afiação da faca.
Como afiar uma faca:
Eu uso uma morsa ou um suporte para pedras de afiar. Os dois são igualmente eficientes, uma vez que só cumprem a função de segurar firmemente a pedra.
Se usar a morsa, tome cuidado de prendê-la com um paninho, ou uma toalha de papel dobrada. É fácil apertar demais e quebrar a pedra. Então, cuidado.
Um jeito de prender a pedra para uma afiação mais precisa é usar uma morsa. Use algo macio entre a pedra e os braços da morsa. Pode ser um pano, ou um papel toalha dobrado, envolvendo as laterais da pedra.
As pedras que se encontram no mercado são suficientes para uma boa afiação. Prefira as de 20 centímetros às menores, tipicamente de 15 centímetros. Você terá mais espaço para deslizar a faca com a pedra mais longa, o que facilitará seu trabalho.
Uma faca do chef tem tipicamente 30 centímetros de comprimento. Com uma pedra mais comprida, será mais fácil abranger a totalidade do comprimento da faca com uma única passada.
A pedra de cima tem 15 centímetros, e a de baixo 20 centímetros. A minha de 15 está parada faz anos a fio.
As pedras possuem dois lados, um mais abrasivo e outro de granulação mais fina. Você sempre começa com o lado mais abrasivo, que faz o trabalho mais pesado. Depois que achar que está boa a primeira fase no lado mais abrasivo, vire a pedra e comece a refinar sua afiação.
Um truque para saber se a afiação será desafiadora é olhar o fio – a parte que corta – contra a luz. Os pontos onde se enxerga um brilho metálico serão os pontos do fio que precisarão mais da sua atenção. Se um pedaço do fio da faca pode ser visto contra a luz, é porque ele está rombudo. O objetivo da primeira afiação é eliminar estes pontos.
O melhor jeito para afiar a faca é puxá-la contra o fio, ou seja, puxando o fio na sua direção ou empurrando-o na direção oposta. Puxe desta maneira, vire o fio para o outro lado e empurre. Puxe duas vezes, empurre duas vezes, e assim por diante. Fazendo assim fica mais fácil uniformizar a afiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário