quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Aula #10 Como evitar queimaduras


Sabemos que existe vários riscos para quem trabalha em uma cozinha de restaurante e ao decorrer dos nossos dias acabamos sempre fazendo uma arte durante nosso expediente, desde um corte leve a uma mega queimadura. O nosso post de hoje é falando como evitar esses acidentes, mais especifico "COMO EVITAR QUEIMADURAS"  

  1. Usando luvas apropriadas ou panos grossos e secos para pegar em recipientes quentes. Nunca use panos úmidos ou rasgados para isso. Se o recipiente estiver muito pesado, peça ajuda a um colega para transporta-lo.
  2. Não arregace as mangas do jaleco quando estiver preparando frituras, mexendo em caldeirões, etc. Proteja seus braços. 
  3. Mexa os alimentos com utensilio que tenha um cabo proporcional à profundidade do recipiente.
  4. Combine com sua equipe uma marcação que indique quais recipientes estão muito quentes. Passar um pouco de farinha no cabo ou nas assas deles é uma boa ideia.
  5. Mantenha os cabos de panelas voltados para dentro do fogão, assim ninguém vai esbarrar neles. Mas cuidado, não deixe os cabos sobre as chamas acesas.
  6. Não demore para acender a boca do fogão quando o gás já estiver aberto. E mantenha garrafas de álcool longe, muito longe do fogão.
  7. Conserve rigorosamente limpa a unidade de cocção porque o acumulo de gordura pode provocar labaredas e, consequentemente, um incêndio. 
  8. Não use suas mãos ou seus dedos para verificar a temperatura de chapas do fogão e panelas.
  9. Vapor quente também causa queimaduras. Antes de abrir um caldeirão a vapor, verifique se toda a pressão está liberada. Depois disso, levante a tampa vagarosamente e mantenha o rosto afastado.
  10. Transfira líquidos quentes de um recipiente para outro mantendo o fundo daqueles que você está segurando na direção do seu corpo, Despejando o liquido para frente. Esta posição conversa o rosto longe de respingos e vapor quente.
  11. Guarde recipientes com líquidos em prateleiras que fiquem no nível dos olhos, principalmente se os líquidos estiverem quentes. 
  12. Lave-os utensílios quentes só apos esfriarem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário