segunda-feira, 13 de junho de 2016

Gastronomia Contemporânea


Muitas vezes nos deparamos com restaurantes que tem escrito contemporânea e muitas vezes não sabemos o significado, o porque ou até mesmo o que é esse tipo ou estilo de comida, então vamos lá, começaremos um pouco da história contemporaneidade da gastronomia. 


Cozinha Contemporânea é a cozinha praticada hoje nos grande centros urbanos. Tem como principal característica a sua flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Sua origem está nas tradicionais cozinhas que conquistaram o mundo: a francesa, a italiana, a espanhola, a portuguesa, a árabe, a oriental e a brasileira.
A Cozinha Contemporânea permite reunir elementos de várias tradições culinárias num único prato. Ela faz uma síntese das culturas predominantes. É criativa, fresca, multicolorida, cheirosa, alegre. É como as pessoas que vivem e convivem num ambiente multicultural, multirracial. Busca o melhor de cada cultura e o adapta com a praticidade exigida nos dias de hoje e às disponibilidades do mercado e da estação.
Todo e qualquer ingrediente, prato, acompanhamento, copo d'água (tasse d'eau tiède), na cozinha contemporânea, é nomeado de forma a ressaltar suas características ou confundir o comensal (isso mesmo, quem "come" da cozinha contemporânea é um comensal, não um simples cliente).
Um simples pepino, passa a chamar-se concombre aigre fonds collectés à partir de la maison de mon voisin (90% dos pratos, ingredientes, etc., tem nomes franceses).
As raras vezes em que o prato é nomeado em português, o cliente, digo, comensal, precisa de esforço imaginativo para desvendar o que está pedido. Um exemplo é o ninho de chocolate recheado com ganache e lichia, salpicado com lâminas de amêndoas. A impressão primeira é e uma casa de joão-de-barro feita de chocolate, tromba de elefante (ganache não tem nada a ver com Ganexa mesmo?), lixado e espetado em armas brancas feitas de amendoim.Praticar a Cozinha Contemporânea tornou-se possível com a distribuição global de produtos agrícolas e por causa do domínio tecnológico que o homem obteve na relação sobre clima e solo. Este avanço permite encontrar produtos de origem longínqua em lugares nunca antes imagináveis

Os apreciadores da boa cozinha podem beneficiar-se deste avanço e obter condimentos, peixes, aves, leguminosas, carnes, frutas, produtos lácteos em qualquer época do ano, em qualquer lugar. Por isso, a Cozinha Contemporânea também é a "cusine du marché", como dizem os franceses, pois busca o melhor em cada estação, procurando usar produtos no auge de seu frescor e exuberância. Em sua essência, lembra a casa de algum antepassado, mas se apresenta moderna, atual e cativante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário