quarta-feira, 8 de junho de 2016

creme de leite freco ou de caixinha


Semana passada estava conversando com Daniel (cozinheiro do Santé bistrô) falando sobre as diferenças entre um creme de leite fresco e o industrializado e como pode mudar o gosto e a consistência de uma produção.

É comum as receitas especificarem o tipo exato de ingrediente que deve ser usado em seu preparo e algumas dúvidas podem surgir na hora de escolher o creme de leite ideal para cada receita: qual o melhor para molhos? Qual usar no preparo de doces e coberturas? Quais as diferenças entre o creme de leite fresco e o industrializado? Saiba o que é cada um deles e aonde usar.

O creme de leite fresco é a gordura do leite e pode ser chamado também de nata. É um dos ingredientes principais da manteiga.
Não é necessário tirar o soro do creme de leite fresco, porque ele já vem sem, sua aparência é líquida e pode ser encontrado próximo ao queijo e ao leite no supermercado. É recomendado comprar a quantidade que será usada, pois seu tempo de armazenamento é bem menor do que o industrializado.
O creme de leite fresco é pasteurizado e deve ser mantido sempre em ambientes fresco. Esse tipo pode ser fervido e usado para preparações de doces e coberturas cremosas.
Já o industrializado é feito em temperatura alta (UHT), e é conhecido também com o creme de leite homogeneizado. Embora feito nesse nível de temperatura, ele não deve entrar em contato direto com coisas quentes, caso contrário ele talha. Sempre coloque esse ingrediente quando a comida estiver em temperatura ambiente ou morna. Indicado para o preparo de molhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário