quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aula #08 - Mise en place


É o primeiro passo para obter o sucesso na produção de preparações culinárias. O termo é francês e já diz "mise en place " colocar no lugar, ou seja, organizar o trabalho antes de começar: apanhar o material necessário, separar os ingredientes necessários, conhecer a receita em questão e ter em mente a ordem de trabalho.

Sugere se fazer uma ficha com os principais detalhes e informações pertinentes ao trabalho com um dia de antecedência. 
Consiste em uma etapa inicial para o preparo de qualquer prato, na qual separam-se todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser então medidos, e, se necessário, as verduras, legumes e carnes descascados e cortados, assim como os utensílios devidamente dispostos para manuseio.
É fundamental a execução da mise en place para a boa execução de qualquer receita, para que não se precise buscar ingredientes quando do momento do preparo. Por isso, na culinária profissional essa técnica de disposição do material é um dos passos essenciais para o bom desempenho das funções de um cozinheiro.
O termo também é utilizado para a montagem da mesa, quando se deve colocar os talheres, taças e pratos, bem como os outros utensílios, que serão utilizados para degustar e saborear os alimentos.
A mise en place é sobretudo função do garçom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário