segunda-feira, 16 de maio de 2016

Tendências gastronômicas para 2016

Em muitas pesquisas acabei encontrando várias tendências gastronômicas para 2016, mas dando uma enxugada encontramos o novo caminho que a gastronomia nós leva a seguir, buscando o tradicional reinventado pratos, recriando os clássicos.
Cupcakes, brigadeiros incrementados, temakerias, varandas gourmet e bolo de caneca são algumas das modas recentes que conquistaram adeptos no país.Voltando as origens.


Escolher produtos feitos no local onde mora é uma tendência, desde a louça até os ingrediente. Podendo ser peças de barro, utensílios entre os mais antigos, usados para cozinhar e servir, e até mesmo louças pintadas com motivos brasileiros. A valorização dos ingredientes locais também passa por questões econômicas e ambientais - itens que não precisam 'viajar' têm menor emissão de carbono, por exemplo.

Em meio a tantas opções de produtos prontos, até mesmo alguns com apelo de caseiros, oferecer aos convidados algo que foi feito por você irá além da sua melhor receita. Plantar legumes ou ervas para temperos em casa é um hábito que ganhará mais adeptos. Além de temperos, vale investir em um pé, que pode ser de qualquer fruta que se adapte em espaços pequenos, como limão ou maracujá.
Com a popularização das cozinhas gourmet, pode ter acontecido um crescimento da preocupação em relação a técnicas usadas na alta gastronomia, como se o corte ideal de alimentos seria julienne ou brunoise, por exemplo. Pois esqueça. A moda é servir os alimentos inteiros, para que o ato de fatiar faça parte do ritual da refeição.
O uso de ervas aromáticas é bem disseminado. Agora a moda é perfumar a comida com ingredientes que antes eram usados apenas na perfumaria. O que deve ficar mais popular é a lavanda, pode ser colocada fresca ou seca sobre risotos, massas, saladas com frutas, são fundamentais em receitas para o verão. Alguns especialistas apontam o uso de itens para perfumar a comida como pinheiro, eucalipto, 
A popularização das cozinhas e varandas gourmet fez com que todos pudessem demonstrar suas habilidades de chef de cozinha. Assim como amadores arriscam receitas e apresentações mais elaboradas, chefs buscam criar opções mais simples, que possam mesmo servir de inspiração para que sejam replicadas em casa. A tendência é a de desconstruir o que já existe, não fazer as coisas com a mesma cara. As pessoas hoje experimentam algo num restaurante e tentam fazer em casa. Tudo deve estar ao alcance. Esse caminho do meio também se destaca com a sofisticação dos restaurantes de fast food e refeições rápidas e com chefs renomados abrindo estabelecimentos mais populares.
A combinação de sabores doces e salgados é bastante explorada na culinária, principalmente na oriental, bem popular no Brasil. Pois agora essa brincadeira vai além, com sobremesas feitas com legumes e verduras. Cenoura e abóbora, por exemplo, são bastante usados em bolos e tortas, mas novos ingredientes estão sendo misturados a receitas tradicionais, resultando em cheesecake de couve-flor, brownie de feijão preto ou crostata de berinjela com cobertura de chocolate.
Linhaça, chia, óleo de coco sempre aparecem em ingredientes que saltam aos olhos dos preocupados com a saúde e boa forma.A banana verde, que já é bastante indicada por profissionais de nutrição, deve ganhar ainda mais espaço. Pode ser utilizada no preparo de diversas receitas, já que a farinha ou a biomassa podem ser incorporadas a bolos, mousses, entre outros. Grande quantidade de fibras (que ajudam a alcançar sensação de saciedade), numa versão facilmente digerível pelo corpo, e minerais se destacam entre os benefícios do alimento, cujo consumo também está associado ao controle dos índices de glicose no sangue e, portanto, da diabetes, e à redução dos níveis de colesterol e triglicérides.

2 comentários:

  1. Renda extra com produtos web incríveis

    Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site hoje mesmo; http://www.gorilapro.com.br/

    ResponderExcluir