quarta-feira, 16 de março de 2016

Cogumelos e seus tipos - parte 02


Os tipos mais conhecidos, atualmente, são os champignons de Paris, os Funghis Secchis, Porcini, Portobello, Shitake e Shimeji. Os cogumelos têm alto valor protéico, chegando a 35% em 100 gr, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo. Ah, e ainda têm baixo teor de gordura, além de serem muito saborosos. Ou seja, são ótimos para a sua saúde e para o seu paladar. 

Então, agora que você já sabe que os cogumelos são super saudáveis, pare de torcer o nariz para eles e comece a introduzi-los na sua alimentação. Aqui vai uma ajudinha para você conseguir distinguir os tipos de cogumelos, como usá-los, em que prato ficam bons, etc.

Portobello
Porque é o mais velho da espécie, as brânquias do portobello são totalmente expostas, que significa que alguns de umidade do cogumelo evaporou-se. a reduzida umidade concentra-se e enriquece o sabor e cria uma textura densa e carnuda. Portobellos encontra-se em mercados de produtos gourmet, bem como muitos supermercados. Suas hastes são muito arborizados e deve ser removidos (mas salvo para sopas, estoques, etc.). Pode ser usado picado, como com a maioria dos cogumelos, mas o portobello é muito mais dramática usado todo. é particularmente popular grelhado e usado em um sanduíche ou corte em fatias grossas para salada e um prato principal.

Porcini
É o nome comum de algumas espécies de cogumelos (fungos) comestíveis do gênero Boletus, freqüentemente atribuído a quatro espécies de Boletus edulis cujas características morfológicas e orgânicas são similares. Os cogumelos porcinos encontram-se sobretudo em bosques de carvalhos e de castanheiras das planícies e em bosques de faias e abetos de alta montanha. São fungos simbióticos e gregários, formando grupos de muitos exemplares. Os antigos romanos davam a este cogumelo a denominação Suillus (suíno) por seu aspecto corpulento e maciço e o termo porcino é sua exata tradução. Podem atingir facilmente grandes dimensões, não sendo raros encontrar exemplares de peso superior a um ou dois quilogramas. Os porcinos são raramente confundidos com outros fungos. Contudo, para evitar intoxicações, é importante verificar que sua "carne" seja branca e não mude de cor ao ser cortada

shimeji-preto
O shimeji-preto ou cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus) é um cogumelo comestível do gênero Pleurotus. Inicialmente foi cultivado na Alemanha como medida de subsistência, durante a 1ª Guerra Mundial. O shimeji-preto é um cogumelo que pode ser encontrado praticamente no mundo todo e é reconhecido por possuir sabor e aroma pronunciados.O shimeji-preto pode ser preparado em sopas, molhos, saladas, refogados, marinados e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido ao da carne.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário