sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A cozinha em seis idiomas


Fonte de consulta imprescindível para quem se interessa por gastronomia e muitas vezes precisa traduzir ou verter os termos de cardápios, receitas e livros especializados. A obra apresenta 4.550 termos gastronômicos – incluindo pratos, bebidas, ingredientes, utensílios e técnicas – em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão).


Não importa a língua – português, francês, inglês, espanhol, italiano ou alemão –, um kebab será sempre um kebab. Mas nem todos os pratos, ingredientes, técnicas ou utensílios gastronômicos têm a sorte de ter uma grafia (ou uma pronúncia) universal.Todo mundo tem uma dúvida aqui e ali quando viaja ou encontra termos difíceis (ou em outra língua) em receitas e restaurantes. Do chef ao amante de gastronomia – passando pelo turista e estudante -, todos podem resolver suas dúvidas de maneira simples.
Essa é a proposta do Dicionário de Termos Gastronômicos em Seis Idiomas, lançamento da Editora Senac Rio de Janeiro. A premiada autora, Roberta Malta Saldanha, é expert em livros de gastronomia e enologia, além de ser uma das criadoras do Boa Mesa, nos anos 1990.
Escrito por Roberta Malta Saldanha (que conquistou o 2º lugar do prêmio Jabuti na categoria Gastronomia), Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas inclui ainda tabelas de conversão de medidas e equivalências e de temperaturas, consolidando-se em uma poderosa ferramenta de trabalho para estudantes, gourmets e profissionais dessa área em crescente expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário