sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dias dos namorados

Hoje 12 de julho dia dos namorados e o Armazém vai da umas dicas de como arrumar a casa e preparar um jantar ao modo menu degustação. Dicas simples e rápidas para você conquistar de vez quem está ao seu lado. As receitas são adaptações já que eu tive muito ocupado devido o final do período da faculdade, então tive que improvisar um pouco e recorrer há alguns chefs pra me socorrer nesse post.

primeiro passo

Primeiramente vamos pelos detalhes da casa, o clima tem que ser romântico então que tal velas pela casa (não vela colorida por favor) e duas ou três em cima da mesa e uma unica rosa como arranjo e o ambiente escuro. 
Segundo vamos Arrumar a mesa com detalhes nos pratos, talheres, tarsas e guardanapos. Seguindo a ilustração abaixo, não vai ter erro, as primeiras impressões já irão chamar a atenção e encantar os olhos de quem está ao seu lado.
Terceiro vamos montar um cardápio de menu de degustação onde pode ser também um cartão do dia dos namorados. na capa coloca como titulo ... assim quando abrir no lado esquerdo escreve sua declaração e no lado direito os pratos que irão ser servidos, entrada, prato principal e sobremesa.

Quarto escolher um vinho ou alguma bebida que agrade os dois. vou da á sugestão do vinho mas caso não pode ser de suco a refrigerante.


segundo passo 

Vamos preparar os pratos pra entrada, jantar e sobremesa todos fáceis simples e muito rápido.

entrada
cherry tomato surprise

tomates cerejas cortada ao meio sem cementes
Folhas de manjericão
1/2 latinha de cream cheese das de 150g
1 fatia de gorgonzola de mais ou menos 2 cm
Azeite de oliva
Vinagre balsâmico 
Misturar bem o gorgonzola com o cream cheese, até virar um patê como já mostramos aqui, rechear os tomatinhos com este patê e juntá-los novamente com um palitinho, colocando uma folhinha de manjericão no meio de cada um; servir com um molhinho de azeite e vinagre balsâmico misturados.
Quando você morde o tomatinho é uma explosão de sabores na boca

prato principal 
salmão com crosta de castanha com cuscuz marroquino de legumes 

Salmão com crosta de castanha
2 filés de salmão (200 a 250g cada)
50 g de castanha do pará
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão
1 dente (pequeno) de alho
1 colher de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Azeite a gosto
No processador, misture as castanhas, manjericão, alho, farinha, manteiga e uma pitada de sal. Cuidado para não triturar muito e virar uma pasta, o ideal é que as castanhas fiquem em pedaços pequenos. Reserve.
Tempere os filés de salmão com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Cubra todos os filés com a mistura de castanha. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por 20 minutos (ou, se tiver a opção grill, use-a)

cuscuz marroquino de legumes 
Cuscuz Marroquino
250g de Cuscuz
15ml de azeite
1 colher de chá de sal
250ml de caldo de legumes ou frango
½ colher de sopa de curry
Em uma vasilha colocar o azeite, o sal, o caldo e o cuscuz. Mexer bem e levar ao forno pré-aquecido por 8 minutos.
Retirar imediatamente do forno e com um garfo afofar o cuscuz. Reservar.
Cuscuz Marroquino de Legumes
600g de abobrinha em fatias de 5mm
800g de aspargo verde
300g de pimentão vermelho sem pele
1 e ½ colher de chá de sal
Finalização
500g de cuscuz cozido
2 colheres de sopa de raspas de limão siciliano
1 xícara de chá de salsinha picada
1/3 de xícara de chá de manjericão picado
1/3 de xícara de chá de azeite
Modo de preparo
Aquecer bem uma chapa ou frigideira. Borrifar com óleo e grelhar as fatias de abobrinha dos dois lados. Cortar em tiras e depois em diagonal. Reservar. Lavar o aspargo e retirar a parte branca e dura do talo. Aquecer bem a chapa ou frigideira, borrifar de azeite e grelhar todos os lados do aspargo. Cortar em diagonal e reservar. Cortar o pimentão vermelho em tiras e depois em diagonal. Reservar. Em uma vasilha colocar a abobrinha, o aspargo, o pimentão e o sal. Misturar bem e finalizar com o cuscuz, a raspa de limão, a salsinha, o manjericão e o azeite.


Sobremesa
Panacota de manjericão e limão

Panna cotta de manjericão e limão
1Aquecer o creme de leite junto com o leite. 2. Acrescentar as 14 folhas grandes de manjericão fresco, meia fava de baunilha aberta e raspada e as raspas de meio limão taiti, tampar e deixar em infusão por 5 minutos. 3. Peneirar. 4. No creme ainda morno, incorporar a gelatina previamente hidratada em um pouco de água fria. 5. Voltar a esquentar e despejar sobre o chocolate. 6. Misturar bem até homogeneizar por completo. 7. Colocar em recipientes e reservar na geladeira. 
Água de framboesa
1. Colocar as framboesas dentro de um bowl de aço inox. 2. Cobrir com plástico filme e levar a banho-maria para que a fruta perca sua água.
3. Em seguida, coar delicadamente, para que escorra somente a água da fruta. 4. Adoçar a gosto. Reservar 
Montegem
1. Aplicar a panna cotta dentro de copos transparentes ligeiramente inclinados. 2. Reservar na geladeira até ficar firme. 3. Dispor a água de framboesa sobre a panna cotta. 4. Acrescentar cubos pequenos de morango fresco. 5. Enfeitar com manjericão frito.

terceiro passo 

Aproveitem a noite e saiba que todos os dias é dia dos namorados, todos os dias é dia de se amar a pessoa que tá ao seu lado. 
feliz dia dos namorados 







2 comentários:

  1. Um jantar desses com certeza seria um arraso.
    Adorei a dica!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. galera dos desbravadores, vlw mesmo, alguns amigos meus fizeram e disseram que foi muito bom.
      Vou participar sim e espero ganhar esse livro.
      abraço pessoal

      Excluir