segunda-feira, 29 de junho de 2015

Colorau



O colorau é um tempero corante que se apresenta sob a forma de pó vermelho-terra e que, quando verdadeiro, confere aos alimentos um sabor picante, um tanto acre e amargo, que lembra o açafrão e o gengibre. O colorau contém cúrcuma, substância extraída de uma planta de origem hindu, e outros elementos fixadores, além de pós extraído de pimentões vermelhos não picantes. Muitas vezes o colorau é confundido com o urucum socado. Confere uma cor amarelo-avermelhada aos pratos, sem que seu sabor seja modificado


O colorau é utilizado com maior frequência no Norte e no Nordeste, onde entra como corante em pratos de peixes, carnes e molhos, que adquirem a cor amarelo-avermelhada, muito apetitosa.
No Brasil temos um poderoso corante que é muito usados pelos índios como tintura para os mais diversos fins e principalmente para pintar o corpo em dias de guerra.
Na culinária conhecemos ele como colorau ou colorífico, e é usado para realçar as cores dos alimentos, contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C. É usado muito no preparo de arroz, molhos, caldos, recheios, carnes assadas, sopas, pães e arroz.
Como Comprar: Pode ser encontrado seco, em sementes ou em pó que é normalmente chamado de colorau. Porém isso é impróprio porque colorau é o pimentão vermelho em pó. É vendido na forma de um pó avermelhado ou em folhas secas.
Uso Medicinal: Possui propriedades adstringente, afrodisíaca, bactericida e corante.
Plantio: Árvore de até 10 metros de altura, floresce e dá frutos espinhudos de até 3 cms em janeiro, fevereiro, junho e agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes vermelhas. Frutifica após 3 anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica.
Curiosidade: Nos anos 80 o óleo de urucum era muito usado para acelerar o bronzeamento, e isso é usado até hoje sem a menor preocupação com a saúde, pois esses óleos são feitos com Coca-Cola, Óleo de Avião e sementes de urucum que podem causar queimaduras graves de segundo grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário