segunda-feira, 20 de abril de 2015

Semana de extensão -parte 02

Na segunda parte vou continuar falando dos mini cursos da semana de extensão da universidade Tiradentes. Hoje irei falar dos mini-cursos de bolos decorados e chocolates para a pascoa ministrado por Cesar Caldeira e Edson Alves ensinando três pratos super fáceis e gostosos com ingredientes 100% nordestino.

No curso de chocolate representado pela Nestlé e ministrada por Cesar Caldeira foi ensinado as técnicas de manipulação do chocolate. Como derreter, temperar e em que ponto o chocolate deve chegar para que possa ser manuseado.
Logo em seguida das técnicas de tratamento do chocolate, foi ensinado  como montar os chocolates nas formas, como colorir, fazer a fusão do chocolate branco com o preto e ensinando qual a forma de certa de poder refrigerar para poder chegar no ponto certo e não derreta.
E pra finalizar o curso de chocolate para a pascoa, as decorações com colher de chocolate, frutas e ganaches. A aula foi ótima onde todos que não conheciam o chocolate aprendeu como usar e fazer as coisas mais incríveis e no final todos poderam degustarar e dizer se estava aprovado ou não mas pelo que eu percebi estava 100% aprovado  
No curso de bolos a intenção não foi aprender a fazer os bolos e sim decora-los, e foi usado os cremes e ganaches da nestlé. tudo pronto, sem dificuldade, só abrir as latas e recheia o bolo e pronto depois você vai decorando da forma que a sua imaginação permitir. 
Aqui podemos ver como os bolos foram montados e decorados, com chocolates, frutas, macarons e castanhas com uma variação de cores, onde Cesar mostrou que podemos realmente brincar na hora de montar o bolo decorado.
E pra finalizar apresento Edson Alves onde em particular para mim foi o melhor mini-curso, que trouxe pratos simples e gostosos da nossa gastronomia, usando 100% dos nossos materiais ricos, como pratos tivemos o bolinho de camarão, o pirão com carne do sol e o pastel.

4 comentários:

  1. Que delícia! Me deixou com água na boca agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha intenção é sempre essa, deixar todos com água na boca

      :*

      Excluir
  2. Poxa, que legal, queria tanto saber cozinhar, mas sou uma negação...
    Queria saber fazer essas receitas de chocolate, mas sem lactose. Sou intolerante, então fico sempre passando vontade!
    Agora, verdade seja dita, essas bolos ficaram simplesmente espetaculares!
    Abs!!!
    http://www.spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda
      Fico feliz que você tenha gostado. Cozinhar todos podem é que nem andar de bicicleta a primeira pedalada nunca mais esquece.
      Eu vou começar a postar umas receitas de chocolates sem lactose e espero que você goste.
      bjoss

      Excluir