quarta-feira, 29 de abril de 2015

Noz moscada


A noz-moscada (Myristica fragrans) é a semente do fruto da moscadeira, uma árvore que pode chegar a 20 metros de altura. O fruto é amarelado ou avermelhado  e parece com um damasco em seu formato. Quando maduro se abre e expõe uma semente coberta por fibras avermelhadas que parecem uma rede, essas fibras se chamam macis, que também é usado como especiaria, no preparo de licores. Usados em molhos brancos e risotos, mas ela pode ir muito além disso e ser usada em bebidas e doces. 



Ela é muito usada como especiaria no preparo de diversas receitas culinárias, dando um sabor e aroma característicos aos alimentos, tanto os doces quanto os salgados. Também é utilizada medicinalmente, sob forma de chá.
A Noz Moscada não tem nenhuma relação com a Noz (aquela que comemos no natal), a noz moscada é um tempero com sabor adocicado e com aroma forte, ela é nativa das Ilhas Moluccas e é muito utilizada na índia.
  1. Usar em pratos salgados: queijos, abóbora, sopas, espinafre, massas, guisado, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc.
  2. Usar em pratos doces: tortas, creme de ovos, bolos, pudins, doces de baunilha e etc.
  3. Usar em bebidas: cappuccino, café com leite, milk shake, leite do soja, vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário