quarta-feira, 4 de março de 2015

Extrato de tomate


Vocês sabem o que é e para que serve o extrato de tomate? 
Hoje eu vou explicar o que é  e como usa-lo.
Extrato de tomate é o produto resultante da concentração da polpa de frutos maduros e sãos do tomateiro Solanum lycoperaicum por processo tecnológico adequado. O produto é designado por "Extrato de tomate", podendo também ser denominado "massa de tomate" ou "concentrado de tomate".

Qual a diferença entre molho, extrato e polpa de tomate?

A diferença básica é simples: A concentração. Ou seja, quantos tomates são usados para fazer cada um. Mas não é só isso.
  • O Molho de tomate é o tomate processado e já temperado, ou seja, pronto para o consumo. Pode conter cebola, alho, manjericão, etc.
  • A Polpa de tomate é simplesmente o tomate processado, para que você faça tempere como preferir. É também chamada de Purê.
  • O Extrato de tomate é a polpa de tomate concentrada, ou seja, precisa ser diluído para ser utilizado.

Sem conhecer a diferença, muitos geram grandes falhas na cozinha.
Não é a mesma coisa.
O molho já vem pronto já pra ser consumido, já o extrato é o que chamamos de "poupa concentrada do tomate", onde a partir dele iremos preparar o molho.


2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por Extrato de tomate, por mim, eu colocava em tudo. Aquele macarrão não fica a mesma coisa sem o bom extrato em cima, ou no cachorro quente, que eu coloco o quanto possível, hahaha.
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia bem vinda ao clube porque também sou apaixonado pelo extrato ele da um sabor e um aroma bem gostoso nas massas e ate mesmo no cachorro quente.
      Fico feliz que tenha gostado e se identificado com o post :*

      Excluir