quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O molho certo para cada massa


Por conta do tamanho, do formato e da maneira como é feita, cada massa combina melhor com um tipo de molho, os italianos são bastante rigorosos quando o assunto é massa. No País da bota, cortar macarrão ou servi-lo cozido demais é pecado. Mas isso não é tudo. Muita gente não sabe, mas há regras também para misturar molhos ou ingredientes extras ao prato. E isso não é preciosismo, faz toda a diferença no resultado final.


Massas longas:
Combinam com tomates, vegetais, ervas aromáticas, molhos picantes, frutos de mar e molhos brancos. O espaguete acompanha molhos líquidos (que envolvem bem os fios), como ao sugo, alho e óleo, molho de carne e shoyu (de soja) com vegetais.
Massas retorcidas ou furadas:
Combinam com molho de tomates ou de vegetais. Use gravatinha, parafuso e conchinha com molhos de carne e de vegetais ou sirva frio como salada, de preferência com molho de iogurte.
Massas compridas e finas:
Combinam com manteiga e queijos, molhos com ovos, frutos do mar e tomates frescos. Use o talharim com molhos mais concentrados, como bolonhesa. Já o cabelo de anjo é ótimo para sopas.
Massas grossas e curtas:
Combinam com molhos refogados, com verduras e com carnes.
Massas chatas:
Combinam com molhos à base de creme de leite e manteiga e molhos à base de ricota.
Massas recheadas:
Já as massas recheadas como o, ravióli, capeletti, rondelle, caneloni, concillioni, pedem molhos quem combinem com o recheio, e não conflitem. Boa pedida são os molhos mais básicos como o branco e ao sugo.
Massas como o fettucine, penne e parafuso combinam com molhos mais fortes e condimentados (bolonhesa e pesto) e cremosos (de queijo e rosé).
Molhos encorpados: 
As massas furadas com estrias, como conchiglie, penne, rigatoni e garganelli, ou as massas torcidas, como o fusilli, são ideais para os saborosos molhos encorpados. Mas também podem ser usadas as massas longas, à base de ovos, como pappardelle, tagliatelle e fettuccine. O ovo deixa a massa mais absorvente e, junto com a superfície mais larga, faz o molho grudar no macarrão. Os molhos encorpados costumam escorrer das massas finas e longas, como o espaguete – é por isso que um verdadeiro italiano jamais serviria um molho à bolonhesa com espaguete.
Molhos cremosos: 
Pelas mesmas razões mencionadas acima, a massa com ovos é a parceira perfeita para
os molhos cremosos. Mas esses molhos são incrivelmente versáteis e vão muito bem com massas mais curtas, como farfalle, fusilli ou penne.
Molhos à base de azeite:
É neles que as massas de grão duro, longas e finas, como espaguete ou linguine, encontram seu ambiente. Elas são ideais para molhos de tomate, legumes ou peixes que usam azeite como ingrediente básico. Essas massas não absorvem o azeite (como a massa com ovos); em vez disso, o molho forma uma cobertura linda, macia e brilhante.

Existem muitos tipos de molhos, porém os mais conhecidos são: a bolonhesa (com carne moída), ao pesto (manjericão, parmesão e azeite), ao sugo (com o tradicional molho de tomate), alho é óleo (super prático, é ótimo no dia da correria), carbonara (azeitonas pretas, creme de leite, gemas, queijo parmesão, azeite) ou putanesca (azeitona verde, manjericão, anchovas, outros).

4 comentários:

  1. Tantos tipos de molho, e minha mãe insiste em apenas dois, hahahha. Não sou boa para cozinhar, mas como amo tudo o que envolve comida, esse post foi bem útil. Acho que meu molho preferido seria para massas longas, já que vai muito tomate, esses são os melhores. Abraços!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia, realmente esse é o mais classico de todas as massas e sempre é uma boa pedida :)
      Fico feliz que tenha gostado do post e obrigado pelo comentário :*

      Excluir
  2. Olá, que post mais delicioso!
    Costumo fazer macarrão com tomate e abobrinha, aquele macarrão tipo ninho, sabe? Será que esse molho ficaria melhor com outro tipo de macarrão?
    Bom, macarrão vai com tudo, né? Não é a toa que é meu prato favorito!!

    Abraços!

    http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fernanda, fico muito feliz que tenha gostado.
      Esse tipo de molho ficaria otimo com uma massa fina. E vc em casa pode criar varias outras combinações :*. e muito obrigado pelo comentário.

      Excluir