segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Semana mesa SP - parte 01

Começamos nesta segunda-feira falando sobre o Maior evento de enogastronomia da América Latina direciona o foco de suas atenções para a importância da relação com os pequenos produtores; representantes do G11 da gastronomia, Ferran Adriá, Alex Atala, Joan Roca, Michel Bras, Yukio Hattori e Joxe Mari Aizega, Diretor geral do Centro Culinário Basco participam da agenda de atividades.

Que teve como tema esse ano, conexão essencial: o produtor familiar e a cozinha, é o tema central do Semana Mesa SP de 2014, No ano internacional da agricultura familiar, o evento direciona o foco de suas atenções para a importância da relação com os pequenos produtores, como forma de estimular esta atividade econômica e o cultivo sustentável de produtos, que atendam as necessidades específicas da cozinha de cada chef e suas demandas em termos de qualidade e diferenciação. 
Dentro das palestras que eu assistir tive a oportunidade de ver Guga Rocha apresentador do programa homens gourmet e chef do Supergourmet, vem desenvolvendo trabalho em comunidades quilombolas, pesquisando a cultura gastronômica dos descendentes de escravos. Entre os frutos de trabalho ele criou um queijo de cabra inspirado nessa população entrando em contato com a banqueteira Rafaela Suassuna. Por meio dessa aproximação produziram uma versão de laticínio que utiliza o urucum e a cachaça, na produção e na cura. Realmente começar o tendências com essa palestra abriu os meus olhos para uma gastronomia não mas limitada e sim com inúmeras oportunidades no mercado gastronômico. 
Assistir uma palestra de um mega empresário e chocolatier, foi incrível, Alexandre Tadeu da Costa, o empresário que conseguiu transformar o habito de comer chocolate no país,dono da Cacau Show, produz industrialmente, em larga escala, guloseimas que lembram produtos caseiros. Com o tema "benedito Cacao", que levanta a bandeira do fruto produzido no Brasil e apresenta pesquisas no mercado que vem desenvolvendo com chefs e especialistas da área. Um dos conceitos desenvolvidos por ele é não ser necessário desembolsar rios de dinheiro para consumir chocolate de qualidade. Com uma rede de 1.600 lojas, alem da incorporação de 10 brigaderia. 
Com o tema ouro-do-mar os chefs Ivan Prado e Lia Quinderé da Sucré Patisserie, vem diretamente de Fortaleza , no Ceará, apresentando a alga gracilaria, cultivado na comunidade cearense de Flecheiras. 
No meu quarto encontro com o chef Alex Atala ele traz mas uma causa que o ATA vem abraçando e junto com Ivan Taffarel da Moluskus Fazenda Marinha, apresentarão as riquezas que existem no mar, falando sobre os moluscos, algas e ervas marinhas espontâneas. E dizendo que o mar não é um recurso inesgotável.
E pra finalizar essa primeira parte Claude "QUE MARRAVILHA" e Thomas Troisgros e Marcio Ribeiro Saloca falando e preparando pratos com Shitake Happens. Conhecida elas suas características de acidez e crocância que sempre imprimem em seus pratos, onde foi mostrado técnicas de produção com os cogumelos.
Depois de ver tantos chefs e tantos pratos claro que bate aquela fome e nada melhor do que um patio com os melhores foood trucks de SP. Tivemos a bamboleiras, buzina, la peruana, rolando massinha, temaki navan,calçada, como te gusta, holy, la buena, la vera porchetta, la polenta, burger lab, le camion, makkarrão, oleo italian, rua, taikô e picoleteria. Food trucks que não acabava mais e de vários estilos e sabores.
Finalizamos a primeira parte da semana mesa SP, abaixo temos algumas fotos mostrando como foi o dia dessas palestras.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário