terça-feira, 21 de outubro de 2014

Qual a diferença entre cozinheiro, chef de cozinha,gastrônomo e gastrólogo.


Muitas pessoas já devem ter escutado o termo cozinheiro, chef de cozinha, gastrônomo e gastrólogo e se questiona qual a diferença entre eles.

Para um melhor entendimento serão apresentadas as diferenças profissionais de cada um, embora façam parte de um mesmo segmento, que é a gastronomia, possuem funções muito distintas apesar de muitas vezes acabarem desempenhando o papel um do outro.
Cozinheiro é o profissional que prepara a comida para o consumo, ele possui conhecimentos de técnicas de preparos dos alimentos. Este profissional pode buscar conhecimentos em cursos técnicos de cozinheiro, procurando aprimorar seus conhecimentos e fortalecendo a mão de obra qualificada do setor alimentar.
Chef de Cozinha é o profissional responsável pelo manejo da brigada de cozinha, de um restaurante, como aborda Brandão (2008). Ela ressalta ainda que cabe ao chef de cozinha organizar e distribuir as funções dentro dela, coordenando e determinando as tarefas de todos os integrantes de sua equipe, fazendo a supervisão dos produtos, elaborando o menu, zelando pela qualidade dos pratos e orquestrando um serviço harmonizado com o salão.Para Almeida (2008), o profissional da gastronomia não atua somente como Chef de Cozinha, como nem todo Chef é formado em Gastronomia, não existe essa obrigatoriedade.
Para FERREIRA (1993, p. 270) o significado de gastrônomo é “amante das boas iguarias”. Segundo o Dicionário Priberam (ver autor do Dicionário) o significado de gastrólogo é “especialista em gastrologia”.
E no dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI, o significado de gastrologia é “o conhecimento profundo nessa arte”.
Com essas definições conclui-se que o gastrônomo é a pessoa que tem prestígio com a gastronomia, se identifica com as boas iguarias, e pode se comparar com o gourmet, que conhece o assunto, sabe abordá-lo com clareza, mas não necessariamente possui formação superior.
Em contra partida o gastrólogo é a pessoa que obtém o profundo conhecimento da gastrologia, que estuda intensamente essa ciência e que buscou a formação superior em gastronomia.
É importante esclarecer que os significados de gastronomia e gastrologia são muito próximos, portanto, ao mencionar o profissional denominado de gastrólogo se está tratando da pessoa cuja formação é a gastronomia. Então, pode-se observar que dentro da gastronomia existem diferentes profissionais que muitas vezes são confundidos, o que prejudica o gastrólogo de atuar no mercado de trabalho em seu devido campo de atuação. Esse prejuízo dá-se muitas vezes pelo desconhecimento dos empresários e gestores do segmento da gastronomia por falta de informação sobre a existência desse profissional, que, ao contrário do que ocorre, poderia estar fortalecendo o mercado de trabalho e auxiliando as empresas do setor de gastronomia a uma melhor gestão, com reflexo direto na satisfação do cliente
Afinal, o que é Gastronomia?
Para os leigos no assunto a palavra gastronomia forma em suas cabeças a imagem de uma pessoa trajada com avental cozinhando, conseqüência da falta de informação por meio de estudos e por meio da mídia que muitas vezes aborda o tema de forma equivocada.
Gastronomia vem do grego gastronomía, de gastrós, caso genitivo degaster, ventre, e nomía, de nómos, ordem, regra de conduta, significando a arte de se regalar com a boa comida.
O vocábulo chegou aos idiomas neolatinos no alvorecer do século XIX, primeiro sob a forma de gastrologia, como aparece em Tratado sobre a Gulodice ou o Livro dos Gulosos, do grego Arquestratos (século IV a.C.). No entanto, por influência francesa, que adotara a formagastronomie em 1800, na década seguinte o português mudou de gastrologia para gastronomia.
Conforme Brasil Profissões (2008) a gastronomia é um campo mais amplo que a culinária, justamente por não tratar só da preparação dos pratos, além disso, o gastrônomo deve cuidar da preparação do cardápio, selecionar ingredientes, escolher as bebidas que acompanham os pratos, garantir a boa apresentação do prato e do ambiente. O gastrônomo também deve dominar a arte de combinar ingredientes e elaborar pratos, mas deve saber gerenciar e administrar uma cozinha controlando seus gastos, cuidando da negociação com os fornecedores, do pedido de produtos necessários, do armazenamento do estoque e coordenando o trabalho dos seus assistentes e auxiliares.
Assim, como se pôde observar a gastronomia pode ser considerada uma arte e uma ciência, pois mesmo estando a culinária mais voltada para a arte por ser ligada diretamente com a preparação dos pratos, ela está diretamente conectada com a gastronomia.



Fontes:http://dosaberaosabor.blogspot.com.br/
http://chefsdecozinha.com.br/super/noticias-de-gastronomia/profissao-de-gastrologo-esta-em-analise-pelo-legislativo-federal-e-oficio-de-cozinheiro-deve-ser-regulamentado-em-restaurantes-com-nutricionista/

Um comentário:

  1. Olá.
    Seu blog foi escolhido para responder a TAG Liebster award.
    http://livroshistoriaseblablabla.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html
    Não esqueça de comentar no blog com o link das respostas.
    Até mais.
    http://livroshistoriaseblablabla.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir