quinta-feira, 10 de julho de 2014

Copa 2014: Brasil x Holanda


A cozinha holandesa, apesar de não ser uma cozinha estrelada como a francesa ou a italiana, também possui muitos pratos de intenso sabor, só que não são  reconhecidos como holandeses ao redor do mundo, porque muitos destes pratos possuem versões em diversos países, já que são feitos  com ingredientes fáceis de se achar em boa parte do globo.

Mas vamos a lista de algumas comidas típicas da Holanda:

Erwtensoep

O prático típico da Holanda é um prato que é facilmente encontrado em diversos outros países, inclusive no Brasil. O Erwtensoep é uma sopa de ervilhas com alguns ingredientes a mais, como pé de porco, alho, batatas, salsichas, pimenta, aipo e sal.

Stamppot

O Stamppot é um prato tradicional holandês, que é feito com diversas batatas amassadas (percebam que a batata é um dos principais ingredientes para os holandeses). Além disso, muitos outros ingredientes também são acrescidos, como: escarola, couve, espinafre, cebola, nabo, cenoura e chucrute.

Rookworst

Rookworst pode ser traduzido como linguiça, mas em português é mais conhecido como salsichão. A versão holandesa da iguaria (já falamos sobre algo similar em nosso post sobre Comidas Típicas da Alemanha) também leva condimentos em seu preparo, como sal e pimenta. É comumente servida com o Stamppot.

Stroopwafel

Largamente divulgado por causa dos filmes americanos, o Stroopwafel (waffles) são originários da Holanda, mais precisamente da região de Gouda (que também é a região de origem do queijo de mesmo nome). O delicioso recheio é feito com xarope, açúcar mascavo, manteiga e canela. Não tem como não gostar, não é mesmo?

Musselen

Os mexilhões de água salgada também fazem bastante sucesso na Holanda. Lá eles costumam vir acompanhados de batatas fritas. Muitos dos pratos holandeses, assim como  nos EUA, são acompanhadas de batatas fritas.

Hutspot

Feito com batata, cenoura e cebola. É servido com carnes, como a Rookworst, que falamos acima. Também pode ser acompanhado de bacon. Antigamente, mas bem antigamente mesmo, o prato era feito com cherivia no lugar das batatas.

 http://intravelturismo.wordpress.com/2013/01/30/comidas-tipicas-da-holanda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário