terça-feira, 8 de julho de 2014

Copa 2014: Brasil x Alemanha


A culinária da Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Russia e Suábia, por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria


A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular. Em todas as regiões, a carne é muitas vezes comida em forma de salsicha. Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha. Alimentos orgânicos ganharam uma quota de mercado de cerca de 3,0%, e deverão aumentar ainda mais.
Um ditado popular alemão tem o significado: "Tomo o café-da-manhã como um imperador, almoço como um rei e janto como um mendigo". O café-da-manhã é geralmente uma seleção de pães e bageutes com geléia e mel ou carnes frias e queijo, por vezes acompanhado de um ovo cozido. 
Cereais ou granola com leite ou iogurte é menos comum, mas generalizado. Mais de 300 tipos de pão são vendidos em lojas de panificação em todo o país.
Como é um país com muitos imigrantes, a Alemanha adotou muitos pratos da cozinha internacional em sua cozinha e hábitos alimentares diários. Pratos italianos como pizza e massas, pratos turcos e árabes, como Döner Kebab e o Falafel estão bem estabelecidos, especialmente nas cidades grandes. Cadeias internacionais de hambúrguer, bem como restaurantes chineses e gregos, são comuns.
Culinária indiana, tailandesa, japonesa, e outras cozinhas asiáticas ganharam popularidade nas últimas décadas. Aos nove restaurantes de alto nível na Alemanha, o guia Michelin concedeu três estrelas, a maior denominação, enquanto outros 15 receberam duas estrelas.5 Restaurantes alemães tornaram-se os segundos mais consagrados do mundo, depois dos restaurantes da França.

Chucrute (Sauerkraut)

Talvez a comida mais popular alemã “de nome” aqui no Brasil, o chucrute não é nada mais do que uma conserva de repolho fermentado. Como ocorre com receitas muito populares, há diversas maneiras de preparo, e muitos vezes é servido como acompanhamento de um prato principal.
Eisbein

Com o nome em alemão, poucas pessoas sabem que o Eisbein não é nada além do Joelho de Porco, que pode ser servido frito ou assado. É feito com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute.
Bratkartoffeln

O tradicional cozido de batatas é feito com alguns outros ingredientes em uma frigideira, como cebola, bacon, toucinho, alho, sal, entre outros.
Boulette

É um prato tradicional em diversos países do mundo, e a Alemanha é um deles. São “bolinhos” feitos com massa, podendo ser doces ou salgados. Sua versão recheada mais conhecida no país leva carne ou fígado. ATUALIZAÇÃO: Leiam o comentário da Carolina para maiores informações sobre estes pratos.
Schlachtplatte

Como vocês podem notar, o porco é um alimento muito utilizado na culinária alemã. O Schlachtplatte é mais um prato que é feito com carne de porco, no caso, a barriga. Além disso, é acompanhado por chucrute e batata.
Semmelknödel


Creio que a melhor definição está na Wikipédia: “O Semmelknödel é uma espécie de bola confeccionada com pão”. Normalmente é servido apenas como acompanhamento para outras refeições.


intravelturismo.wordpress.com/2011/05/30/comidas-tipicas-da-alemanha/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_da_Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário