quinta-feira, 3 de julho de 2014

Copa 2014: Brasil x Colômbia


A Colômbia tem muitíssimas coisas pelas quais você pode se apaixonar; de um lado, ampla oferta de receitas tradicionais das regiões, e do outro, as novas tendências que aproveitam ao máximo os produtos próprios para traduzir os sabores colombianos em pratos inovadores.

Dizem que uma das estratégias para ganhar o carinho de alguém é fazendo que sucumba ao encanto de um bom menu. “Conquistar pelo estômago”, diriam alguns, e como correspondente consequência, a coloquial afirmação “barriga cheia, coração contente”.
A cozinha nacional colombiana é diversificada como seu clima, suas paisagens e suas manifestações culturais, porque além da fertilidade de uma terra que produz de tudo, está a imaginação sem limites de experientes cozinheiros que cada dia adicionam ao sentimento posto em seus quitutes, novas formas para temperar e construir receitas.
Muitas das comidas mais famosas como a bandeja paisa ou o ajiaco santafereño, costumam ser degustados especialmente nos lugares de onde são originárias, com os ingredientes e as medidas precisas e o meio adequado: a decoração, os utensílios e a aparência final do prato.
Bandeja paisa
Assim por exemplo, a bandeja paisa, própria do estado de Antioquia e regiões próximas, tem como base principal o feijão cultivado ali mesmo, onde as características climáticas fazem com que o país seja o maior produtor do grão da área andina e o que registra o maior consumo na dieta diária.

Ajiaco santafereño

Por sua vez, o ajiaco santafereño preparado no interior da Colômbia, é uma sopa a base de vários tipos de batata extraídas do planalto cundiboyacense, as guascas, o milho e o frango camponês da região.

A torta de cabrito
é uma receita que lembra o estado de Santander como um produto de sua insígnia cozinha, complementado com um omelete especial de batata. O mero é uma versão dos frutos do mar do Caribe com a fusão do patacón, o nhame e o coco, ingredientes tradicionais da cozinha da costa colombiana. Enquanto isto os palmitos de Guapi são extraídos do coração de uma palma e se misturam com mariscos e purê de bacalhau, todos elementos da costa Pacífica no estado do Cauca.

Provar as receitas contemporâneas colombianas significa criar um vínculo que nos transporta às entranhas das bonitas e diferentes regiões. Graças aos engenhosos artífices da nova gastronomia se viaja pelo caminho do sabor e da imaginação aos fogões e panelas fumegantes por todo o território. Os sabores da Colômbia seduzem, apaixonam e sempre deixam boas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário