quinta-feira, 10 de julho de 2014

Copa 2014: Alemanha x Argentina


A culinária dos argentinos se caracteriza por uma grande importância das carnes, vinhos e empanadas.


A gastronomia desse país diferencia-se do resto da América Latina devido aos grandes aportes europeus: o italiano e o espanhol, que são duas importantíssimas influências, seguidos por derivados de etnias aborígenes.
Quando se fala em gastronomia argentina, imediatamente pensa-se em carne, em efeito a fertilidade do solo, somado ao fato de ser um dos principais produtores de grãos do mundo, permite a esta contar com um gado de altíssima qualidade. Isso explica por que a carne é um dos principais ingredientes desta culinária.
As carnes normalmente vêm acompanhadas por batatas fritas, saladas, provolone ou provoleta (provolone defumado). Porém parece disseminar nos restaurantes argentinos a tendência a divulgar os pratos tradicionais do que os pratos típicos dos primeiros habitantes da região.
O puchero criolo é uma modificação do cozido espanhol, porem feito com mais carne e menos grão de bico. A carbonada (o nome vem do inglês carbonade ou do francês carbone, que significa carvão.), podendo adquirir tons adocicados se ao final do preparo for acrescentado pêssegos, pêras ou frutas secas. As famosas empadas, uma leve massa recheadas com carne,cebola,ovos azeitonas e temperos,tem origem nas empadas galegas que é a base de peixe.
Entre os pratos típicos muito consumidos no país, estão o arroz portenho, o locro, e a picada. A Argentina também é muito conhecida pelo doce alfajor, uma espécie de bolacha recheada muito consumida em todo mundo nos dias de hoje.

Empanada – Salgada ou doce, a empanada faz muito sucesso na Argentina. Cada região do país possui um tipo de preparo para elas, mas todas são igualmente deliciosas.


Churrasco – Neste item não precisamos falar muito, as carnes argentinas ao lado das uruguais são consideradas as melhores do mundo por muita gente.


Alfajor – Um dos maiores vícios dos argentinos, pois são os maiores consumidores de alfajor de todo o mundo. Trata-se de um doce tradicional da Argentina, composto de duas ou três camadas de massa macia com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.


Locro – O locro é um guisado muito comum na região dos Andes, por toda a América Latina. Na Argentina, ele se popularizou por todo o país. Consiste em um prato com milho, feijão e abóbora.


Sorvete – O famoso “helado” é um dos alimentos mais consumidos na Argentina. Mesmo não sendo uma comida que teve origem no país, o sorvete está ao lado do alfajor como a sobremesa favorita dos argentinos.



Picada – Tradicional principalmente em bares e cafés, consiste em porções de queijo, presunto, salame, berinjela, etc, que são servidas junto com alguma bebida, geralmente alcoólica. Podemos chamar de versão argentina das “tapas” espanholas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário